terça-feira, 28 de abril de 2015

CREATINA

A utilização de creatina como recurso ergogênico


A suplementação de Creatina (ácido a-metil guanidino acetônico) é comumente recomendada à praticantes de atividades físicas e atletas que praticam atividade de curto tempo e alta intensidade, como por exemplo musculação, provas mais curtas e velozes de corrida e natação até mesmo no halterofilismo, pela necessidade da força concentrada em levantar apenas um peso. Com a principal finalidade de fornecer energia, a substância consegue aumentar o desempenho do esportista ou atleta em atividades que exigem muito esforço em intervalos pequenos. Nos exercícios de longa duração como provas de maratona, os estudos apresentados não conseguiram identificar eficácia no uso de creatina.
A creatina produzida endogenamente pelo corpo humano ou ingerida através de alimentação e suplementação, é metabolizada pelo fígado e levada pelo sangue para as células dos músculos, sendo convertida em fosfato creatina ou fosfocreatina, que é uma molécula que atua como reservatório de armazenamento para energia rápida, da seguinte forma:
- Durante os primeiros segundos de um exercício intenso, a concentração muscular de ATP (Adenosina Trifosfato), que é responsável pelo armazenamento de energia no corpo humano, é mantida em nível mais ou menos constante. O ATP é rapidamente reposto a partir da quebra de creatina fofato, assim, os níveis de creatina fosfato diminuem rapidamente na medida em que é usado para regenerar o ATP.
- Quando o exercício físico é levado até a exaustão, tanto as concentrações musculares de ATP quanto as de creatina fosfato ficam diminuídas, tornando-as indisponíveis para o fornecimento energético a fim de continuar o trabalho muscular.

O ciclo da creatina finaliza quando é convertida em creatinina, por uma reação contínua e irreversível de desidratação (não enzimática), sendo assim totalmente excretada pela urina.
É comum ver o aumento de músculos visíveis em indivíduos que a consomem isso é atribuído ao mecanismo de ação da creatina, aumenta a capacidade das células musculares de absorver água, assim dando volume ao músculo.
Partindo desse principio de ação, a suplementação da creatina é recomendada para quem pratica exercícios de curta duração e alta intensidade.
Aos seres humanos saudáveis que consomem regularmente esse suplemento, estudos sugerem que não ultrapassem a quantidade de 5g por dia.
No aspecto fisiológico, estudos não evidenciam causa de nenhum problema para as funções renais utilizando-a em dosagens recomendadas, entretanto, é sempre importante manter a boa hidratação, uma vez que existe uma mudança nos fluidos do meio extra para intracelular.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens Populares

Seguidores